As informações relativas ao processo de seleção estão inseridas no Edital do Concurso Público ou do Processo Seletivo. Caso o candidato não encontre a informação ou tenha alguma dúvida poderá se dirigir à Central de Atendimento, localizada no Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima, sede da FEPESE, Florianópolis (SC), ou, ainda, por contato telefônico (48) 3953-1030/(48) 3953-1032 e por e-mail concursos@fepese.org.br.
O Concurso Público tem por objetivo o preenchimento de cargos públicos de provimento efetivo, decorrido o prazo do estágio probatório, o servidor adquire estabilidade. Já o Processo Seletivo tem por finalidade atender necessidades temporárias e excepcionais da Administração Pública, ou seja, a contratação será por tempo determinado.
Não há indicações de bibliografia para os concursos públicos e processos seletivos que realizamos. As matérias que serão exigidas nas provas estão relacionadas no edital de abertura do certame.
O candidato poderá atualizar/corrigir seus dados pessoais cadastrados no momento da inscrição, quando possível, pelo e-mail do concurso da FEPESE, de acordo com as normas estabelecidas pelo Edital. Após a homologação do resultado final a atualização/correção deve ser realizada perante o órgão realizador do certame.
A certidão de antecedentes da Polícia Civil em Santa Catarina informa a existência ou não de registros criminais nos sistemas informatizados da Polícia Civil, ou seja, não há limitação local para este estado e, assim, não haverá necessidade de se emitir documentos em cada cidade de SC, bastando apenas 1, dentro do prazo de validade de 90 dias. Todavia, se o candidato residiu em outro estado, deverá observar as regras da Polícia Civil da outra unidade federativa.
Visando auxiliar, segue link de como expedir atestado de antecedentes da Polícia Civil de Santa Catarina: https://www.sc.gov.br/servicos/expedir-atestado-de-antecedentes
A certidão/declaração (ou documento semelhante) emitida pela Polícia Civil deverá trazer como informação a existência ou não de registros criminais nos sistemas informatizados. Se no estado em que se reside, a Polícia Civil apresentar de forma online todas as informações, em um documento auditável (passível de verificação), dentro do prazo de validade estipulado pela unidade federativa, estes dados serão suficientes.
Visando auxiliar, segue link de como expedir atestado de antecedentes da Polícia Civil de Santa Catarina: https://www.sc.gov.br/servicos/expedir-atestado-de-antecedentes
A necessidade de solicitar certidões em cada cidade ou apenas na atual depende do sistema de emissão de certidões do seu estado. Em alguns estados, o sistema não é unificado, o que exige a emissão de certidões em cada cidade em que você residiu nos últimos 5 anos. No entanto, no Estado de Santa Catarina, o sistema é unificado, o que significa que uma única certidão é suficiente, não sendo necessário solicitar em cada cidade onde você residiu.
As documentações a serem apresentadas pelos candidatos deverão conter informações de identificação fidedignas e estarem em conformidade às informações fornecidas no momento da inscrição.
Os dados familiares deverão ser preenchidos do modo mais completo possível, transmitindo-se as últimas informações conhecidas. Destaca-se que há um item, ao final do formulário, reservado para complementação de quaisquer das perguntas realizadas no questionário, que poderá ser utilizado para informar eventual óbito de familiar arguido no documento.
O edital deverá ser observado, especialmente no que dispõe o item 13.5 (documentos necessários à Investigação Social). Assim as certidões judiciais que deverão ser apresentadas serão as expedidas pelas Varas Criminais da Justiça Estadual dos lugares onde tenha residido nos últimos 05 anos e das Varas Criminais da Justiça Federal com competência jurisdicional sobre os lugares onde tenha residido nos últimos 5 anos.
O edital deverá ser observado, especialmente no que dispõe o item 13.5 (documentos necessários à Investigação Social). Assim as certidões judiciais que deverão ser apresentadas serão as expedidas pelas Varas Criminais da Justiça Estadual dos lugares onde tenha residido nos últimos 05 anos e das Varas Criminais da Justiça Federal com competência jurisdicional sobre os lugares onde tenha residido nos últimos 5 anos.
A certidão/declaração (ou documento semelhante) emitida pela Polícia Civil deverá trazer como informação a existência ou não de registros criminais nos sistemas informatizados. Se no estado em que se reside, a Polícia Civil apresentar de forma online todas as informações, em um documento auditável (passível de verificação), dentro do prazo de validade estipulado pela unidade federativa, estes dados serão suficientes.
Visando auxiliar, segue link de como expedir atestado de antecedentes da Polícia Civil de Santa Catarina: https://www.sc.gov.br/servicos/expedir-atestado-de-antecedentes
O edital deverá ser observado, especialmente no que dispõe o item 13.5 (documentos necessários à Investigação Social). Assim as certidões/declarações (ou documento semelhante) emitidas pelas Polícias Civis, dos lugares onde tenha residido nos últimos 5 anos, deverão ser apresentadas, trazendo como informação a existência ou não de registros criminais nos sistemas informatizados.
Em relação à Santa Catarina, os candidatos, caso não consigam expedir o atestado de antecedentes de modo online, poderão solicitar presencialmente, conforme se explica no link de como expedir atestado de antecedentes da Polícia Civil de Santa Catarina: https://www.sc.gov.br/servicos/expedir-atestado-de-antecedentes
O edital deverá ser observado, especialmente no que dispõe o item 13.5 (documentos necessários à Investigação Social). Assim, nos mesmos termos do edital: “no caso de não possuir comprovante de residência em seu nome, o candidato deverá juntar e assinar documento sob o título “declaração de residência”, indicando detalhadamente o endereço onde reside.”.
Para realizar a inscrição basta acessar o site da FEPESE, escolher o concurso público ou processo seletivo do qual queira participar, no link do certame vá à aba Inscrição, faça o preenchimento dos dados e após preenchê-lo terá acesso para a impressão do boleto bancário, que deverá ser pago dentro do prazo estipulado.
Caso o pagamento da taxa de inscrição não seja efetuado, a inscrição não será homologada, sendo cancelada automaticamente o pedido de inscrição. Vale informar que somente são homologadas as inscrições após o efetivo pagamento da taxa de inscrição no prazo estabelecido.
Não. O candidato só poderá pagar o boleto bancário dentro do prazo lá informado ou até o dia estipulado no edital. Deve o candidato observar os limites de horário de cada banco e da sua região. Não é recomendado o pagamento em lotéricas.
Somente é permitido ao candidato realizar mais de uma inscrição no Concurso Público ou Processo Seletivo desde que não haja coincidência nos turnos de aplicação das provas, devendo, para tanto, efetivar as inscrições para cada cargo, bem como pagar as respectivas taxas de inscrição. Nessas situações é imprescindível a leitura atenta do Edital.
Quando não for permitida a inscrição para mais de um cargo e o candidato tiver realizado o pagamento de todas as inscrições, será considerada válida apenas última inscrição recebida pela FEPESE.
Não. Após o preenchimento do requerimento de inscrição não é mais possível o candidato alterar o cargo para o qual se inscreveu. Poderá, se assim desejar, realizar nova inscrição, sendo necessário novo pagamento da taxa de inscrição.
A confirmação do recebimento da taxa de inscrição será realizada quando da homologação das inscrições, em data indicada no Edital. Se o nome do candidato estiver relacionado na listagem para o cargo que se inscreveu, significa que a inscrição foi efetivada, caso contrário, o candidato deverá entrar com recurso dentro do prazo definido no Edital.
Após realizar o pagamento dentro do prazo e seguindo todos os requisitos previstos em edital, o candidato deve aguardar a lista de inscrições homologadas. Após verificar a lista correspondente ao seu cargo, se o candidato não encontrar seu nome dentre os inscritos, deverá interpor recurso, anexando o boleto e o comprovante de pagamento para que seja possível conferir as alegações apresentadas.
Os locais de realização das provas são publicados no site do respectivo concurso ou processo seletivo, conforme estabelecido em edital. Os horários e datas são informados no Edital. Vale ressaltar que é de responsabilidade exclusiva do candidato a identificação correta de seu local de realização das provas e o comparecimento no horário determinado. Tais informações não são disponibilizadas por telefone.
A entrada nos locais de prova será permitida mediante a apresentação de documento de identificação. Em caso de perda, furto ou roubo do documento de identidade original, o candidato deverá apresentar documento que ateste o registro da ocorrência em órgão policial, expedido há, no máximo, trinta dias. O candidato deve procurar a Coordenação Geral para os procedimentos necessários.
São considerados documentos de identidade: carteiras expedidas pelos Comandos Militares, pelas Secretarias de Segurança Pública e pelo Corpo de Bombeiros Militar, pelos Conselhos e Ordens fiscalizadores de exercício profissional, passaporte, certificado de reservista (com foto), carteiras funcionais expedidas por órgão público que, por lei federal, valham como identidade, carteira de trabalho e carteira nacional de habilitação, com foto.
Durante a realização da prova é permitida a posse e uso unicamente dos seguintes materiais: Canetas esferográficas feitas com material transparente com tinta das cores azul ou preta; documento de identificação e comprovante de pagamento da taxa de inscrição; e se assim desejar água acondicionada em vasilhame transparente sem rótulos ou etiquetas. Qualquer outro material que o candidato esteja portando deve ser armazenado em saco plástico identificado e depositado em local determinado pelos fiscais de sala. A FEPESE não se responsabiliza pelos pertences levados pelos candidatos. Levar para o local de provas apenas os pertences imprescindíveis.
Não é permitida a saída do caderno de provas do local de provas. O candidato poderá se retirar do local de realização das provas apenas com o “mosquitinho” (grade para anotações de respostas), onde poderá constar anotações das alternativas escolhidas em prova. Quando do término da prova ou no horário determinado pelo Edital, o candidato deverá entregar ao fiscal de sala o caderno de prova e cartão resposta.
Para participar da prova de títulos o candidato deve fazer a leitura atenta do edital e apresentar os documentos que entender pertinentes para a pontuação. O candidato deve observar os requisitos exigidos pelo edital, cópia simples, autenticados ou originais, prazo de emissão, entre outros. Vale ressaltar que os títulos entregues que são pré-requisitos do cargo não pontuam. Os documentos entregues não serão devolvidos.
O prazo para interposição de recurso está indicada no edital. Os recursos poderão ser interpostos das seguintes maneiras: Pela internet em “Modelo de Recurso”; pessoalmente ou por procurador; ou ainda via postal. Os recursos são admitidos em conformidade com as regras constantes em edital.
FEPESE- Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos
88040-900 - Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima – UFSC
Caixa Postal: 5067
Trindade - Florianópolis - SC – Brasil.